Resumo sobre a Grécia Antiga

Iaê galera! Em sala de aula passei pra vocês um resumo (um pouco grande, confesso...) sobre os conteúdos de Grécia Antiga que iremos estudar. Caso alguém não tenha conseguido terminar de copiar, coloquei aqui no blog pra vocês poderem terminar. Lembrando que esse texto pode ser importante para estudar para a prova bimestral. Bom estudo a todos! Segue o texto abaixo ↓

RESUMO GRÉCIA ANTIGA

·         A Grécia é considerada o “berço da política”. Os cidadãos gregos participavam das decisões das pólis.

·         A Grécia Antiga não foi uma unidade política, e sim um conjunto de cidades-Estado.

·         O povo grego foi formado por um conjunto de povos que se mesclaram com nativos da região balcânica. Cretenses e micênicos deixaram suas marcas na formação da civilização grega.

·         A Ilíada, que narra a Guerra de Tróia, e a Odisseia, que conta as aventuras de Ulissses, são dois poemas atribuídos a Homero.

·         Na formação das pólis gregas, o governo era aristocrata. Mais tarde, no Período Clássico, algumas delas estabeleceram a democracia.

·         Esparta foi uma pólis oligárquica e conservadora.

·         A cultura e a educação espartana eram militaristas.

·         Atenas foi uma pólis democrática e de muitas realizações culturais.

·         Atenas exerceu hegemonia na Grécia durante o Período Clássico. Foi a época de guerras contra os persas (Guerras Médicas). Atenas liderou  a Confederação de Delos na guerra contra os persas, e sua hegemonia ganhou a rivalidade de Esparta.

·         Esparta liderou a Liga do Peloponeso na Guerra do Peloponeso. A guerra terminou com a vitória dos espartanos, pondo fim à democracia e desencadeando novas guerras.

·         A Guerra do Peloponeso levou ao enfraquecimento dos gregos, que foram conquistados pelos macedônios do norte.

·         A invasão macedônica com Filipe II transformou a Grécia em província grega. Alexandre Magno, além do domínio da Grécia, avançou em conquista sobre o Oriente, formando um grande império, que se desmembrou progressivamente após sua morte.

·         Da fusão de elementos culturais gregos com orientais prevaleceu o Helenismo.

·         Os gregos antigos desenvolveram conhecimentos e artes que os diferenciam das civilizações orientais.

·         Para os gregos, ciência se referia a todas as formas de conhecimento, confundindo-se com Filosofia e técnica.

·         Atenas foi o mais famoso polo cultural da Grécia.
 
·         A arte e outros saberes gregos inspiraram-se na mitologia.

·         A arte grega na época helenística foi mais realista, exprimindo violência e dor, além da grandiosidade e luxo na arquitetura.

·         Na religião politeísta grega, os deuses se assemelhavam aos seres humanos, fisicamente e psicologicamente. A principal diferença era que os deuses eram imortais. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mapa Mental da Grécia Antiga